Mindfulness: No que consiste? Será que o podemos fazer com as crianças?
18 Fevereiro

Mindfulness: No que consiste? Será que o podemos fazer com as crianças?

Entre as diversas técnicas de relaxamento e respiração para combater a ansiedade e o stress encontra-se o mindfulness. Certamente já deve ter ouvido falar de tal prática, mas será possível fazê-la com as crianças?

A resposta é sim! A técnica aplicada nos pequenos é similar à dos adultos. Porém, existem exercícios e instruções específicas para o público infantil e que podem fazer com que as crianças alcancem todos os benefícios da experiência.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a ler o artigo e conheça esta técnica e os benefícios que proporciona.

Mindfulness: O que é e como estimular a prática nas crianças

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, e publicado na revista científica Science, a mente do ser humano divaga em pensamentos em média 47% do tempo.

Ou seja, se trabalhar 8 horas diárias, durante metade deste tempo não está totalmente concentrado na atividade. E é exatamente neste aspeto que a prática de mindfulness faz toda a diferença.

Consiste, basicamente, num treino para atingir a atenção plena. Os exercícios são simples e consomem apenas alguns minutos do dia. Porém, as mudanças trazidas são significativas na rotina e qualidade de vida de quem pratica.

É interessante mencionar que este estado é um dos estados naturais da nossa mente. Ou seja, já temos essa capacidade desde que nascemos, contudo não a desenvolvemos o suficiente ao longo da vida.

Os exercícios tentam resgatar essa capacidade inerente ao ser humano. O objetivo é permitir um maior conhecimento sobre as nossas sensações corporais, emoções, pensamentos e impulsos.

Mas, como é que se aplica às crianças? Naturalmente, os pequenos captam mais estímulos do que os adultos. Por este motivo, é comum pais notarem momentos em que as crianças estão dispersas mesmo nas tarefas escolares, a ler ou a ver filmes.

Neste sentido, esta prática nas crianças visa aumentar a sua capacidade de concentração e o amadurecimento cerebral. Isto irá proporcionar ótimos resultados ao desenvolvimento da criança, até à fase adulta.

Em suma, consiste numa técnica de relaxamento para se manter a atenção consciente e plena nas ações do presente e no que está a acontecer naquele exato minuto. Sem nunca deixar a mente divagar para pensamentos do passado e do futuro.

É uma espécie de meditação, mas que não tem como intuito esvaziar a mente e sim focá-la no aqui e agora.

Quais os benefícios do mindfulness para crianças?

A prática nas crianças vai auxiliá-las a desenvolverem-se de forma mais saudável e equilibrada. Veja a seguir os principais benefícios.

Relaxamento: Ensina as crianças a terem controlo sobre os momentos de relaxar e desfrutar do descanso. Desta forma, conseguem dormir melhor, aproveitam eficazmente os estudos, as brincadeiras e todas as atividades da rotina.

Melhoria na aprendizagem: Ensina táticas de atenção plena, de forma a que a criança aprenda a focar-se numa atividade, incluindo nos estudos, e assim melhorar significativamente o desempenho escolar.

Garante equilíbrio emocional: É parte do crescimento dos pequenos aprender a lidar com as emoções, mesmo que negativas. Daí ser muito importante sentirem raiva e frustração. Esta técnica garante que esse desenvolvimento é realizado de forma positiva, o que ajudará no processo e no amadurecimento.

Para trabalhar este estado com as crianças podem praticar juntos técnicas de respiração. Também podem fazer brincadeiras que exijam atenção e concentração, como mímica ou adivinhas. O importante é fazer com que esses momentos sejam divertidos.

Os benefícios do mindfulness serão sentidos pelas crianças e também pelos pais. Irá estimular a família a criar laços afetivos sólidos para que os pequenos tenham mais qualidade de vida, e se tornem adultos mais sábios, tranquilos e pacientes.