Quando pensamos em educação infantil, é comum imaginar aqueles primeiros elementos de aprendizagem básicos, como o alfabeto e os números.
Mas, sabia que o universo da educação é muito mais abrangente do que isso? O ensino das artes também faz parte dos processos de aprendizagem, sendo muito benéficos ao desenvolvimento dos pequenos.
Por isso, no artigo de hoje explicamos como a arte pode impactar positivamente na educação infantil.
A arte na educação infantil é uma importante ferramenta de educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças.
Afinal, através das expressões artísticas, é possível aprender, adquirir novas habilidades e encarar diferentes perspetivas e sensações.
Neste sentido, tratando-se da educação dos pequenos, é interessante utilizar diversos tipos de materiais na sala de aula. Isto irá ajudar a explorar e estimular a criatividade das crianças.
Estas atividades lúdicas são essenciais para que elas aprendam a expressar-se perante o mundo, a valorizar-se e a beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais.
De seguida, conheça os impactos positivos do ensino das artes para a educação infantil.
Para uma melhoria da vida social, saber como expressar as emoções é fundamental. Isso é especialmente relevante na infância, fase em que a criança começa a tomar conhecimento das suas próprias atitudes.
A expressão artística pode ajudar os pequenos a exteriorizarem as emoções. Esta ajuda-os a tornarem-se capazes de vivenciar e interpretar o que sentem através do desenho e da pintura, por exemplo.
Além disso, as expressões e o autocontrole podem ser melhor desenvolvidos através da música, da dança e do teatro.
As crianças já possuem, naturalmente, uma propensão à criatividade. Aflorar cada vez mais este aspecto contribui diretamente para o processo de aprendizagem.
Afinal, é possível utilizar a imaginação e visualizar o mundo ao redor por meio do desenvolvimento intelectual e crítico.
Neste sentido, as artes permitem que as crianças demonstrem a sua capacidade e o seu talento inato para captar a realidade de forma natural.
Antes de aprenderem a escrever, as crianças rabiscam as suas impressões sobre o mundo e sobre as pessoas ao redor.
Os materiais utilizados em aulas de artes, como os lápis de cor, o giz de cera, as tintas e os pincéis, ajudam a desenvolver os movimentos e a coordenação motora que, mais tarde, auxiliarão na alfabetização.
No universo das artes existem inúmeras atividades lúdicas para aprimorar a sensibilidade da criança, de forma a que ela aprenda a explorar os próprios sentidos.
Por exemplo, ao aprenderem a tocar um instrumento, os pequenos têm, ao mesmo tempo, o tato e a audição estimulados.
Um dos pontos mais benéficos para a aprendizagem é o reconhecimento de si mesmo e dos outros.
Através de atividades que estimulam a expressão artística, as crianças desenvolvem uma atitude independente e socializadora. Assim, tornam-se mais sensíveis para identificar sentimentos próprios e alheios.
As artes na educação infantil também permitem desenvolver o pensamento crítico e fomentar a reflexão nas crianças.
Isso significa que os pequenos desenvolvem a capacidade de questionar, compreender, criticar e respeitar as diferentes visões de uma mesma questão.
Percebe como o ensino das artes é importante para trabalhar a expressão corporal, emocional e intelectual das crianças?
Seja nas escolas, em casa ou em cursos específicos de artes, estimular a aprendizagem desde a infância será positivo, tanto para o desenvolvimento cognitivo como para a personalidade dos mais pequenos.