Autismo Saiba ao que precisa de estar atento
03 Agosto

Autismo: Saiba ao que precisa de estar atento

O autismo é uma doença neuro comportamental, causada por diversos fatores. Contudo, uma grande influência genética explica a diversidade de manifestações e sintomas.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tornou-se o transtorno mais frequente de desenvolvimento. Por isso, muitos pais ficam preocupados com a possibilidade de a doença afetar os seus filhos. Isto devido ao alto impacto pessoal, familiar e social.

Explicamos de seguida um pouco mais sobre a doença, e quais são os sinais a que os pais devem ficar atentos.

Autismo: Sinais que podem indicar a existência da doença

O Transtorno do Espectro Autista resulta de falhas genéticas, que consistem na presença de erros na formação dos genes.

Na maioria dos casos, as pessoas com autismo possuem erros em vários genes diferentes. Isto explica a complexidade do distúrbio.

Geralmente, o transtorno é normalmente diagnosticado até aos três anos de idade. O que é muito importante, pois permite uma intervenção mais eficaz.

Cada criança tem a sua personalidade, mais ou menos agitadas. Contudo, há manifestações do desenvolvimento infantil que, quando notadas em menor ou maior grau, podem resultar num diagnóstico de autismo.

Algumas das principais alterações são: a dificuldade de interação social, os movimentos repetitivos, as dificuldades de linguagem e a interação.

De seguida, enumeramos alguns sinais de alerta para os pais.

1 – Isolamento Social

Para que o diagnóstico de autismo se confirme, não é necessário que a criança apresente todos os sintomas. Em geral, o transtorno manifesta-se em diferentes níveis, e por isso varia de pessoa para pessoa.

Ainda assim, certos comportamentos e modos de interação são sinais comuns relacionados ao autismo.

A dificuldade de socialização ou falta dela é um destes sinais. A criança com autismo tem dificuldade de compreender e socializar com outras pessoas, inclusive familiares, tendo tendência para o isolamento.

A ausência de contato visual também é uma característica do Transtorno do Espectro Autista.

Em bebés, é possível perceber estes sinais durante a amamentação. O bebé autista não observa a mãe e permanece com um olhar perdido e para o vazio.

Já em crianças maiores, percebe-se a falta de espontaneidade, que o impossibilita de partilhar experiências e emoções.

2 – Falta de reação a chamadas verbais

Este é outro sinal frequente daqueles que possuem autismo. A falta de reação a chamadas verbais.

Nos primeiros anos, ainda é possível notar uma ausência ou atraso do sorriso em resposta ao sorriso de outras pessoas. Os autistas também costumam ignorar ou não reagir ao contacto físico.

3 – Dificuldade em compreender metáforas e ironias

Este é um sinal percebido em crianças mais velhas. Mas ainda assim faz parte das manifestações comuns do autismo.

A rigidez de pensamento faz com que a criança tenha dificuldade em compreender metáforas e ironias. Ou seja, compreende tudo de forma literal. Este traço costuma persistir nos autistas até à fase adulta.

Isto pode significar que a criança também vai apresentar sintomas relacionados com bloqueio de criatividade, falta de imaginação e resistência à mudança.

O diagnóstico definitivo, bem como o tipo e grau de autismo, só pode ser dado pelo médico especialista.

Mas, uma vez confirmada a presença do transtorno, é imprescindível iniciar o tratamento. Este pode envolver um acompanhamento multidisciplinar com neurologistas, psicólogos, psiquiatras e terapeutas da fala.

Para um tratamento eficiente, é importante estar atento aos distúrbios paralelos que podem acompanhar o autismo. São eles a ansiedade, a depressão, o défice de atenção, a hiperatividade, entre outros.