A chupeta faz parte da infância de muitas crianças e é um objeto de transição, que traz calma e segurança aos mais pequenos nos seus primeiros anos de vida.
Contudo, à medida que o bebé cresce, o hábito pode prejudicar no desenvolvimento da fala, bem como na formação da dentição.
Por isso, é importante que os pais ajudem as crianças a largar este hábito. Mas, como fazê-lo?
Continue a ler o nosso artigo e conheça dicas eficazes!
Especialistas como dentistas e pediatras recomendam que a chupeta deve ser, gradualmente, retirada à criança a partir dos 15 meses de vida.
Mas, quanto mais tempo o bebé se acostumar a este hábito, mais difícil se tornará o processo de retirada.
E o pior é que, com o passar do tempo, as consequências negativas também podem começar a surgir.
Uma delas é a chamada “mordida aberta”, que dificulta os movimentos de morder e mastigar os alimentos.
Além disso, as crianças com mordidas abertas dormem com a boca aberta. Isto faz com que as membranas mucosas sequem, o que aumenta a propensão para cáries e infeções.
Para ajudar os mais pequenos a largar este hábito, conheça estas seis dicas:
O primeiro ponto a ter em atenção é que a retirada da chupeta não pode ser feita de forma repentina.
Este deve ser um processo gradual, para que a transição aconteça de forma mais suave na vida da criança.
Neste sentido, deve retirar-se da rotina a chupeta aos poucos. Como primeiro passo, diga à criança que o objeto só pode ser usado na hora de dormir.
Ao ter este cuidado, além de habituar os pequenos a usarem menos a chupeta, diminui também os obstáculos ao seu desenvolvimento.
Outra dica é fazer uma substituição. Troque a chupeta por outro objeto de que a criança goste. Aposte em objetos que também podem ser colocados na boca, ou até mesmo como recompensa.
Porém, se for premiar a criança por isso, prefira brincadeiras, passeios ou presentes simples.
Evite dar doces no lugar da chupeta, pois o resultado também pode ser prejudicial, originando caries ou levando a obesidade.
Se a criança já for mais crescida, podem combinar o dia em que ela vai dizer adeus à chupeta.
Marquem o dia no calendário e façam uma contagem crescente até a data escolhida. Torne este processo divertido para a criança.
Outra combinação pode ser dizer à criança que ela precisa de tirar a chupeta sempre que falar.
Diga à criança que é impossível entendê-la com a chupeta na boca, ao invés de se esforçar para entender o que ela está a dizer.
Aos poucos a criança começa a deixar a chupeta de lado naturalmente.
As crianças querem parecer maduras e adoram sentir-se mais crescidas. Por isso, esta pode ser uma boa estratégia para largar a chupeta.
Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam o objeto e que ela já é grande o suficiente, logo não precisa de usar também.
Pode acontecer, de forma natural, o seu filho rejeitar a chupeta por algum motivo. Pode ser porque a chupeta já está muito usada ou por desinteresse.
Aproveite este momento para tirar as chupetas de vista. Se ele a pedir, espere um pouco e não dê imediatamente. Assim, pode ser que ele largue o hábito espontaneamente.
Tenha paciência e tranquilidade para lidar com este processo. Lembre-se que a chupeta é um símbolo de segurança para os pequenos. Portanto, ajudá-los a deixar o hábito para trás deve ser um processo realizado com cuidado.