5 motivos pelos quais ter um animal de estimação ajuda no desenvolvimento infantil
15 Dezembro

5 motivos pelos quais ter um animal de estimação ajuda no desenvolvimento infantil

Geralmente associamos um animal de estimação a um bom companheiro. Por isso, é comum considerá-los benéficos para as pessoas mais velhas ou que vivem sozinhas.

Entretanto, algumas pesquisas têm demonstrado que ter um animal pode ajudar também as famílias com crianças pequenas. Uma vez que a convivência entre ambos proporciona benefícios ao desenvolvimento infantil.

A seguir, apresentamos 5 motivos pelos quais ter um cão, gato, ou outro bichinho de estimação pode ajudar o seu filho.

Animal de Estimação: 5 benefícios do convívio para as crianças

Quem teve algum animal de estimação na infância sabe como estes companheiros são marcantes. Além de criar memórias inesquecíveis, o contacto pode fazer com que a criança tenha uma vida mais longa, saudável e feliz.

Conviver com um companheiro de quatro patas traz benefícios tanto para o desenvolvimento da saúde física quanto mental dos pequenos.

A seguir, listamos 5 benefícios que o relacionamento entre crianças e animais pode proporcionar.

1 – Fortalecimento do sistema imunitário

Apesar da ciência ainda não ter uma resposta exata, está comprovado que o convívio entre crianças e animais estimula o fortalecimento do sistema imunitário.

O mais provável é que haja uma espécie de “treino” para que as defesas dos pequenos aprendam a lidar com agentes externos. Sendo estes o pó, pelos, baba…

Algumas pesquisas indicam ainda que pode haver influência também na composição da macrobiótica intestinal, o conjunto de micro-organismos que vivem no intestino e que são importantes para as defesas.

2 – Reduz os riscos de desenvolvimento da ansiedade infantil

De acordo com terapeutas especializados em comportamento infantil, a relação com os animais é capaz de estimular diversas coisas. Por exemplo, sentimentos e habilidades como o afeto, companheirismo, organização, paciência…

Crianças com tendência ao desenvolvimento de ansiedade costumam preocupar-se muito com tudo, antecipando situações mentalmente.

Mas, com uma rotina de cuidados e brincadeiras com o bichinho estes pensamentos são amenizados. Ajudando assim a criança a focar-se no presente.

3 – Auxilia no desenvolvimento emocional

Habilidades como autocontrolo, socialização e capacidade afetiva são alguns dos aspetos positivos mais observados em crianças que têm um animal de estimação.

Ter um companheiro ensina a interpretar os sentimentos e necessidades de outro ser. O que consequentemente ajuda a trabalhar a empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho com o próximo.

4 – Minimiza comportamentos impulsivos na criança

Brincar e conviver com um animal, mesmo que só por algumas horas ao dia, liberta ocitocina, um género de calmante natural produzido pelo corpo. Mas ainda pode elevar o nosso bem-estar e ajudar a combater a agressividade.

Ou seja, esse contacto ajuda a criança a controlar os impulsos, deixando-a mais calma.

5 – Estimula a prática de exercícios físicos

A obesidade proveniente do sedentarismo afeta pessoas cada vez mais jovens e, infelizmente, muitas crianças já sofrem com isto. Mas o risco diminui quando se tem um animal.

Brincar com a bola, levar a passear, correr, os animais de estimação são excelentes companheiros para atividades físicas. A rotina de brincadeiras com o bichinho torna a criança mais ativa.

Dessa forma, além de afastarem o sedentarismo, os animais podem ter uma influência positiva na prevenção da obesidade infantil.

Ter um animal é terapêutico, e promove diversos benefícios relacionados ao desenvolvimento físico e social da criança.

A convivência com o animal de estimação ensina aos pequenos a capacidade de observação e compreensão. Além dos sentimentos de solidariedade, generosidade, afeto, carinho e respeito pelo próximo. Com isso, a criança torna-se muito mais sensível e humana!