Como vão ser os programas de férias em época de Covid?
10 Junho

Como vão ser os programas de férias em época de Covid?

Com as devidas adaptações, as atividades e programas de férias podem ser mantidos para receber as crianças neste verão.

Estamos a viver um período de isolamento social, muitas angústias, incertezas e temor devido ao Covid 19, que assola países do mundo todo. E, parece não estar próximo de ser abolido.

Essa situação afeta diretamente os programas de férias das famílias portuguesas, inclusivamente nos centros de estudo. Isso porque estes costumam ter nesta época muitos eventos voltados para crianças e jovens.

Entre as atividades mais aguardadas pelos pequenos para as férias de verão estão os acampamentos. Além das visitas e passeios ao ar livre ou em locais que incentivam e proporcionam conhecimento.

Com o cenário de pandemia, muitos destes centros estão à procura de alternativas para manter esta programação. Isso sem deixar de lado a segurança tanto dos alunos quanto dos funcionários.

Programas de Férias – Um desafio para se adaptar à nova realidade

Apesar da situação atual ainda inspirar muitos cuidados, aos poucos os portugueses vão retomando as suas vidas. E, adaptando-se aos novos hábitos de distanciamento e higiene para evitar a contaminação.

Para as crianças e jovens pode ser um pouco frustrante ter as férias sabotadas dessa maneira. Porém os centros de estudos tentam contornar a nova realidade com alternativas e adaptações para manter os programas e eventos. E, apresentamos-lhe de seguida algumas das medidas tomadas.

1 – Redução do número de participantes e Separação em pequenos grupos

Uma das medidas para manter a segurança dos pequenos nos programas de férias é a redução do número de participantes nas atividades. Assim é possível evitar aglomerações e não expor as crianças ao risco.

Para a realização destas atividades e eventos será necessário dividir os pequenos em grupos menores. Assim é possível evitar que todos participem das mesmas atividades simultaneamente.

Dessa forma, garantimos que todas as crianças aproveitam as atividades mantendo-se protegidas.

2 – Protocolos de segurança

Além das ações mencionadas, protocolos de segurança também serão seguidos, especialmente em relação à limpeza e higiene, fundamentais no combate à disseminação do vírus.

Por que é importante permitir que os pequenos participem nestas atividades?

É natural que os pais fiquem receosos em permitir que os filhos participem dos programas de férias. Principalmente se tivermos em vista a realidade que vivemos.

Porém, é importante que os pequenos possam ter alguma normalidade trazida de volta às suas vidas. A par disso está na hora de retomar novamente a integração com os colegas de quem se mantiveram afastados por muito tempo.

O confinamento e distanciamento social afetam a saúde psíquica e emocional não só dos adultos, mas também das crianças que podem ter dificuldades em compreender o que, de fato, está a ocorrer no mundo.

Por isso as atividades ao ar livre, os passeios e todos os eventos proporcionados pelos centros de estudos certamente terão um efeito muito positivo na vida das crianças que terão muitas distrações ao seu dispor.

Além disso, de acordo com as atualizações dos dados oficiais, o país atingiu uma certa estabilidade em relação ao contágio. E, o plano de desconfinamento que permite o retorno das atividades de forma gradual já se encontra em vigor. Logo, nada como tentar regressar à normalidade tendo em conta os cuidados necessários.

Tudo isso garante que os programas de férias possam ser mantidos, tendo em conta as medidas de segurança que prevalecem.

Além dos cuidados por parte dos centros de estudo, é importante também que os pais orientem os pequenos a tomarem certas precauções. Só assim é que eles podem aproveitar as atividades e ainda assim se manterem protegidos.

Assim sendo, entre em contato com o centro de estudos do seu filho e procure maiores informações sobre as atividades e eventos de férias, que medidas serão adotadas e como os programas serão realizados.