7 dicas para poupar no regresso às aulas
08 Setembro

7 dicas para poupar no regresso às aulas

Com o regresso às aulas, muitos pais começam a preocupar-se sobre quanto vão gastar com o material escolar dos filhos. Isso porque sabem por experiência que esta não é uma época financeiramente fácil.

Mas não desespere! É possível poupar no regresso às aulas com algum planeamento e organização prévia.

Através de dicas simples, pode economizar muito na hora de comprar o material dos pequenos.

A pensar nisso, desenvolvemos uma lista com 7 dicas práticas que vão ajudar a poupar no regresso às aulas. Conheça-as.

Regresso às aulas: 7 dicas simples para poupar em setembro

2020 não foi um ano normal e implicou um grande isolamento social. Devido à pandemia o ano letivo 2019/2020 não correu como esperado. Contudo, estima-se que no próximo ano letivo tudo volte à normalidade.

Assim, e porque este está prestes a começar, nada como ficar a par de algumas dicas muito práticas que vão permitir viver esta época sem gastar uma pequena fortuna.

1 – Faça uma vistoria aos materiais que já tem

O primeiro passo antes de ir às compras é verificar quais são os materiais que tem por casa e que estão em bom estado. Essa tarefa pode ser feita juntamente com o seu filho. Façam uma limpeza dos armários e mochilas, separando os itens que poderão ser reaproveitados.

Materiais mais duradouros como estojo, lápis de cor, tesoura e mochila certamente poderão ser reutilizados.

É possível que os pequenos não fiquem muito contentes com isso. Mas essa pode ser uma boa oportunidade para começar a ensiná-los sobre a importância de poupar.

2 – Vá às compras com uma lista

A melhor forma de evitar gastos desnecessários é através da organização. Depois de  determinar que materiais têm de ser comprados e quais podem ser reaproveitados, deve fazer uma lista do que é necessário comprar.

Ir às compras sem uma lista clara e objetiva do que será adquirido poderá induzi-la a comprar itens desnecessários. É preciso manter o foco e comprar apenas o que precisa. E sim, esta dica é válida para tudo na vida, não só para o regresso às aulas.

3 – Pesquise preços e faça orçamentos

Se deseja poupar nesta época, não compre todo o material de uma só vez, e numa só loja. Nessa hora é preciso ter paciência para pesquisar preços e fazer orçamentos em mais de um estabelecimento.

Comprar os materiais escolares pela internet pode ser uma boa solução de poupança. Isso porque os preços costumam ser mais atrativos em comparação às lojas físicas.

Mas, tenha também atenção a questões que podem encarecer as suas compras, como é o caso dos portes de envio.

4 – Esteja atenta às promoções

Nesta época, é comum que as lojas tenham promoções e ofertas de materiais escolares. Se já fez uma pesquisa prévia, será mais fácil identificar que promoções valem realmente a pena.

Aproveite os saldos e poupe ainda mais no regresso às aulas.

5 – Experimente fazer compras em grupo

Uma boa técnica para se poupar no regresso à escola é organizar um grupo com outros pais.

Isso porque algumas lojas podem oferecer melhores preços quando as compras são feitas em maior volume.

Dessa forma, comprar os materiais em maior quantidade acaba por ser mais rentável. Essa é uma maneira simples de economizar e ajudar outras famílias a fazerem o mesmo.

6 – Já pensou em negociar com os seus filhos?

A compra do material escolar costuma ser um momento de grande entusiasmo para os pequenos. Sabemos que eles simplesmente adoram os materiais com os seus personagens favoritos. Infelizmente, estes também costumam ser os mais caros.

Por isso, antes de ir às compras com o seu filho, converse e explique-lhe a necessidade de poupar na hora da compra do material. Façam um acordo, em que ele pode escolher um (ou dois) item que queira muito.

Assim, o momento da compra do material pode ser agradável para ambos.

7 – Não deixe tudo para última hora

Com a proximidade do regresso às aulas, aumenta a procura relativamente aos materiais escolares.

Se não planear as suas compras com antecedência e deixar tudo para a última hora corre o risco de pagar mais ou de não encontrar o que procura.

Por isso, organize tudo atempadamente e vá adquirindo os itens do material escolar aos poucos. Dessa forma garante que encontrará o que precisa ao melhor preço.

Siga estas dicas valiosas para não gastar mais do que precisa neste regresso às aulas. Poupar é sempre a melhor opção!