Que a leitura é um hábito essencial e muito saudável para trabalhar a mente e o desenvolvimento dos pequenos, todos sabemos. Mas encontrar livros para ler que os incentive a praticar já é outra história.
Apesar das vantagens inegáveis que a leitura proporciona, o fato é que nem sempre é fácil estimular os filhos a praticá-la. Neste caso, pode ser uma grande ajuda a participação dos pais na leitura em conjunto.
Esta é uma forma de fortalecer os laços com os pequenos, criando um momento único, e é claro, estimular a leitura nos miúdos.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 livros para ler em conjunto com as crianças que certamente irão garantir momentos de diversão para adultos e crianças!
O exemplo deve começar com os próprios pais. Portanto, não há melhor método de estímulo à leitura do que ler em conjunto com os seus filhos.
O conteúdo da história também é muito importante para manter os pequenos interessados. Assim criámos uma lista bastante eclética que certamente vai agradar a todos os gostos e preferências. Acompanhe!
Pode-se dizer que este é um dos melhores livros para iniciar a leitura dos pequenos.
O autor Jeff Kinney, através da sua famosa série O Diário de Um Banana, que até já ganhou um filme, vendeu mais de 200 milhões de livros.
É um autêntico fenómeno que é capaz de pôr as crianças a ler.
Através de uma nova abordagem ao conto de O Capuchinho Vermelho, os mais novos têm uma experiência única! Podem espreitar entre as árvores da floresta ou pela janela da casa da avozinha, graças aos recortes de Nadia Fabris e Matteo Gaule.
Uma história com mais de 200 anos que ainda hoje é reinventada. Este tipo de contos curtos são ideais para as crianças que ainda têm alguma relutância em pegar nos livros.
Chega-nos do Brasil este romance de grande sucesso, várias vezes adaptado ao cinema e à televisão, “história de um menino que um dia descobriu a dor”.
O meninozinho, neste caso, é Zezé, um rapaz malandro, proveniente de uma família pobre do Rio de Janeiro. Num dia começa a desabafar com um curioso novo amigo: um pé de laranja lima a que dá o nome de Xururuca.
O que é um pai, afinal? Para que serve? Como é visto por uma criança? É isto que este livro se propõe responder, e fá-lo sem recorrer a mais do que duas palavras por página.
As ilustrações de Bernardo Carvalho são imprescindíveis para contar a história do pai-despertador que nos acorda de manhã. Ou até mesmo do pai-casaco que nos protege da chuva, do pai-seta que nos manda para o quarto quando não nos portamos bem. Que é, na verdade, um único pai.
E que tal apresentar personagens que fizeram história e marcaram o país com a sua coragem? Maria do Rosário Pedreira baseou-se, na primeira mulher a votar em Portugal ou na primeira portuguesa a rodar um filme de ficção para escrever Portuguesas Extraordinárias.
Um livro ilustrado com histórias de mulheres pioneiras em Portugal, desde Catarina de Bragança a Maria de Lourdes Pintasilgo.
Esta é a história de Henrique, um menino que literalmente devorava livros, tornando-se cada vez mais inteligente. Até que descobriu que ler era muito mais divertido e saudável do que comer livros.
Uma mensagem original que cativa miúdos e graúdos.
A chegada de um novo membro da família pode não ser fácil para todos. É o que acontece com Mariana, a jovem narradora e protagonista do romance de estreia de Alice Vieira. Este livro conquistou o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança.
É a história de uma rapariga que aprende a aceitar uma irmã. Mas também um olhar sobre uma família com a qual qualquer criança se pode identificar.
Estas são algumas ótimas dicas de livros para ler com os filhos, mas as opções são infinitas. Vá até uma livraria com os pequenos e escolham aquilo que mais lhes chamar a atenção.
Em pouco tempo a hora dos livros vai ser o momento mais esperado do dia, tanto para os pequenos quanto para os pais!