Como a ensinar a gestão de tempo desde cedo
21 Dezembro

Como a ensinar a gestão de tempo desde cedo

O seu filho quer ficar muito tempo a ver TV? Ou então não sabe a hora de estudar, brincar, ou parar o que estiver a fazer para ir comer? Certamente, como pai ou mãe deseja que os pequenos sejam bem-sucedidos. E, um dos ensinamentos fundamentais para isto é a gestão de tempo.

Para conseguir obter os melhores resultados é preciso ensinar os pequenos a organizarem-se desde cedo. E é aí que entra a importância de gerir o tempo, mesmo na infância.

Não são apenas os adultos que precisam manter uma rotina organizada. Ensinar as crianças a gerir o tempo é fundamental porque ajuda no desenvolvimento de habilidades que precisam ser dominadas desde cedo.

Para introduzir estas habilidades nos pequenos, continue a ler o nosso artigo com 5 dicas valiosas!

Gestão de tempo: 5 dicas para ensinar os miúdos a administrar o tempo

Ao longo da vida precisamos de competências que nos auxiliam a ter um melhor desempenho naquilo que nos dispomos a fazer.

São estas habilidades que proporcionam oportunidades, mas isso deve ser aprendido na infância. Assim as crianças aprendem mais e cultivam hábitos e comportamentos positivos.

Nesse sentido, a gestão de tempo é fundamental para que os pequenos se preparem para o futuro. Mas, sem deixar de aproveitar os momentos de diversão.

Entre os benefícios adquiridos quando se aprende a administrar o tempo de forma eficiente podemos citar:

  • Desenvolver senso de responsabilidade
  • Estimular a ter uma vida e rotina mais organizadas
  • Demonstrar compromisso com tarefas e pessoas
  • Redução do nível de stresse e ansiedade
  • Melhor aproveitamento de momentos e experiências

Tendo isso em mente, vamos agora às 5 dicas para ensinar os pequenos a gerir o tempo da melhor maneira!

1 – Determine horários para dormir e acordar

É importante que a criança seja habituada a horários desde pequena. Esta disciplina irá facilitar a capacidade de gestão de tempo.

Todos os dias à mesma hora faça os pequenos irem para a cama e acorde-os sempre à mesma hora. Faça-o de modo a que o seu filho se habitue a deitar-se e levantar-se cedo.

Pode, contudo, abrir pequenas exceções aos fins-de-semana ou férias. Mas não permita que os horários sejam muito mais flexíveis para não atrapalhar a rotina.

2 – Utilize agendas ou quadros de aviso

Uma dica muito útil é criar um cronograma das atividades. Pode ser diário, semanal ou mensal. Desta forma, é mais fácil entender quais são as tarefas que precisam ser feitas e onde estão os tempos livres.

Dependendo da idade da criança, é possível dar-lhe uma agenda e ajudá-la a organizar-se. Ou então opte por um quadro de avisos para pendurar numa parte visível da casa para que ela tenha acesso.

Tire um tempo ao domingo para, em conjunto com os pequenos, organizar as tarefas e horários a cumprir durante a semana.

3 – Seja um exemplo

Não adianta querer ensinar à criança algo que não faz. Os pequenos absorvem hábitos e comportamentos dos adultos, portanto, é preciso dar o exemplo.

Tente tornar claro aos miúdos os benefícios de administrar o tempo com sabedoria, e como dessa forma é possível aproveitar muito mais o tempo livre para diversão e brincadeiras.

4 – Tenha paciência

Não seja extremamente autoritário em relação a este assunto. Vão acontecer deslizes, e é natural. Tenha paciência e converse com ele para perceber porque é que não conseguiu cumprir com as regras.

Por vezes uma conversa clara e honesta vale mais do que qualquer castigo. Fazer as crianças entenderem o porquê do seu comportamento estar errado dá mais resultados do que, simplesmente, castigá-las.

5 – Equilíbrio é a palavra chave

Uma boa gestão de tempo permite horários para cumprir responsabilidades, mas também para o lazer.

Para que os pequenos vejam essa habilidade como algo natural e benéfico leva tempo e disciplina. Porém, deve ser sempre feito de forma equilibrada e sem imposições que os pressionem demasiado.

O bem-estar da criança deve estar em primeiro lugar. Ao aprender e praticar hábitos saudáveis será, mais tarde, um adulto mais feliz e bem-sucedido. Portanto, ensine-o a gestão de tempo agora e certamente ele irá lhe agradecer no futuro!