A escola é o lugar no qual passamos boa parte da infância e adolescência. É neste espaço que fazemos importantes descobertas, adquirimos conhecimento, desenvolvemos amizades, e nos preparamos para a universidade e vida adulta.
Sendo assim, é imprescindível perceber de que forma as instituições de ensino atuam como meio de apoio para o crescimento e desenvolvimento humano.
Desta forma, resolvemos explicar os vários papeis que a escola desempenha na vida das crianças.
É durante a primeira infância que se formam as bases para o desenvolvimento da criança como ser humano.
O conhecimento adquirido nesta fase é considerado muito importante. E, tanto a família como a escola exercem um papel fundamental neste sentido.
Enumeramos de seguida, algumas das principais atuações da escola na vida e desenvolvimento infantil.
A escola é um dos primeiros ambientes de socialização na infância. Mesmo que a criança já frequente outros círculos sociais, é na escola que vão aprender a relacionar-se com terceiros longe dos pais.
Este processo de socialização é importante para o desenvolvimento da criança, que começa a compreender como é o convívio em sociedade, respeitar as diferenças e criar laços duradouros de amizade fora do círculo familiar.
Por mais organizada que seja uma casa e uma família, a rotina nunca é tão rígida quanto na escola. Em casa, existe alguma flexibilidade nos horários das refeições, por exemplo.
Já na escola todas as atividades têm hora certa para começar e terminar. Por isso a criança aprende a seguir a rotina estabelecida com as regras que lhe foram apresentadas.
O processo de aprendizagem da disciplina é fundamental, e muitas vezes é no espaço de ensino que a criança vai aprender a lidar com o “não” e a ajustar-se como parte da comunidade.
Isto é fundamental para a formação da personalidade dos pequenos, que aprendem a ser mais empáticos, pacientes e organizados. Qualidades que serão essenciais na vida adulta.
Durante a infância, a escola desperta capacidades cognitivas e afetivas através do desenvolvimento da psicomotricidade.
Atividades como a utilização de plasticina ou giz de cera, por exemplo, aliam o movimento do corpo ao mundo interno da criança, fazendo com que aos poucos seja estimulada a aprendizagem.
Essas habilidades e capacidades vão sendo melhoradas ao longo do tempo, sempre com o suporte da escola.
O professor, no papel de mediador, deve criar uma atmosfera de interesse e gerar expectativas sobre determinados assuntos. Assim, faz com que percorram o seu próprio caminho na procura do conhecimento.
O estímulo à pesquisa não será útil somente para aprender o seu conteúdo para fazer um teste. A vontade de fazer descobertas, vai ajudar a que no futuro a criança desenvolva um sentido crítico do mundo.
Para que a escola seja capaz de exercer estes papeis, é fundamental que a família construa uma aliança com a instituição de ensino. O objetivo será sempre o desenvolvimento da criança.
Os pais devem participar ativamente na vida escolar da criança, principalmente nos anos iniciais. Só assim será possível realizar um trabalho em equipa e a criança sentir-se-á acolhida tanto pela família como pela escola.
Enfim, a escola é o lugar onde crianças e jovens trabalham e desenvolvem a sua autonomia, capacidade cognitiva e moral. Portanto, as instituições têm um papel muito importante que vai alem do conteúdo técnico ensinado.