6 fatores a ter em conta quando escolher um centro de estudos
06 Junho

6 fatores a ter em conta quando escolher um centro de estudos

A verdade é que escolher um centro de estudos não é uma tarefa simples. É preciso ter alguns pontos em consideração de forma a fazer uma escolha ponderada.

Assim sendo, hoje resolvemos falar-lhe deste tema, e apresentar 6 fatores que deve considerar. Assim, a sua tarefa de escolher o melhor centro de explicações irá estar facilitada.

Frisamos que somos um centro de estudos em Odivelas e estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que tenha.

Centro de estudos: 6 fatores que deve ter em conta na sua escolha

Enumeramos de seguida os fatores mais importantes que deve considerar ao escolher um centro de estudos para os seus filhos.

1 – Professores e equipa  

O nível de formação alcançado pelos alunos de um centro de estudos está diretamente relacionado à qualidade do corpo docente e à metodologia de ensino do centro.

Todos nós tivemos professores que tornaram mais fáceis até as matérias mais desagradáveis.

Conversar com os professores pode dar-lhe uma ideia sobre a sua formação, caráter e atitude em relação aos alunos. Também pode solicitar dados ao diretor do centro e, o mais prático, reunir informações de pais de alunos que estudaram com os mesmos professores.

2 – Idiomas estrangeiros

O ensino de línguas estrangeiras é um desafio para os centros de estudos, e as horas atribuídas a este esforço ainda são insuficientes.

Por esse motivo, é conveniente que o centro escolhido dedique mais horas ao ensino de uma língua estrangeira do que as estabelecidas pelas escolas e ofereça a possibilidade de reforçar esta aprendizagem com cursos e atividades extracurriculares.

3 – Possibilidade de fazer refeições

Cada vez mais crianças almoçam no centro de estudos porque os pais estão a trabalhar. No caso da sala de refeições, a higiene e a manutenção das instalações são ainda mais importantes.

O menu deve ser adequado às necessidades nutricionais das crianças, e os pais devem ser informados sobre o que comem diariamente, para que o jantar seja variado em relação ao almoço.

4 – Atividades extracurriculares

Idealmente devem ser variadas, para que a criança possa escolher a que melhor se adapta aos seus gostos ou habilidades.

É necessário descobrir os horários e os professores que as ensinam e as instalações onde são realizadas.

É muito positivo que o próprio centro ofereça estes tipos de atividades, para que não perca tempo em viagens e para que a criança continue a entrar em contacto com os seus colegas de classe num ambiente diferente, o que favorece os relacionamentos pessoais.

5 – O prestígio

O fato de o centro ter uma boa reputação e um histórico sólido é algo que deve ser valorizado.

A estabilidade do corpo docente é geralmente uma boa indicação, mas deve-se verificar se a direção do centro de estudos é flexível e capaz de adaptar-se a mudanças consideradas benéficas para os alunos.

6 – Localização

A localização do centro de estudos também é importante, embora a escolha não deva ser determinante. Se estiver próximo de casa, será muito confortável, pois impedirá que a criança se levante mais cedo do que o necessário, além da perda de tempo que a viaja implica.

Outra vantagem é que muitos dos amigos que a criança faz na escola possivelmente moram nos arredores. Por isso será mais fácil manter contacto fora do horário escolar.

Caso o centro seja longe de casa, deve ter transporte escolar, pois o horário de trabalho impede que muitos pais levem os seus filhos.

No nosso caso a Academia tem polos em Odivelas e na Malveira.

Estes são os 6 principais fatores que deve considerar antes de escolher o centro de estudos ideal para os seus filhos.