Porque é que nem sempre temos motivação para fazer as coisas?
24 Março

Porque é que nem sempre temos motivação para fazer as coisas?

Certamente já teve dias em que lhe falta motivação para ir trabalhar, sair para se divertir ou até mesmo dedicar-se a si. Não ter vontade de fazer as coisas é um problema que pode surgir em diversos momentos da nossa vida.

Contudo, quando se torna algo constante, é preciso investigar o que está a acontecer. Isto porque essa falta de vontade terá um impacto negativo na sua vida, impedindo-a de progredir em vários aspetos.

É preciso fazer um exercício de autorreflexão para compreender quais são os seus sentimentos. Por isso, hoje vamos ajudar a superar esta dificuldade e a manter-se ativa e motivada.

Motivação: Como lidar com a falta de energia para as tarefas do dia-a-dia

A motivação pode ser entendida como o combustível da nossa vida. É a fonte de energia e vontade que nos faz lidar com o quotidiano de forma mais leve e mais fácil.

Em suma, é o que nos guia pela vida, e traz disposição para superar desafios e realizar tarefas diariamente. Quando este “combustível” está em falta, sentimos a vida em estados inércia, como se nada progredisse.

É claro que não estamos motivados todos os dias. Porém, se a falta de vontade para fazer as coisas se torna numa constante, é importante parar para refletir sobre o que está a acontecer e quais podem ser as causas.

A falta de motivação começa a dar alguns sinais de que algo está errado, podendo ser:

  • Ter dificuldade de encarar a rotina de trabalho
  • Sentir uma angústia frequente
  • Não desfrutar de momentos de diversão
  • Já não sentir entusiasmo

Em alguns casos, estes sentimentos podem estar relacionados com o início de um quadro depressivo. Contudo, é preciso analisar cada caso específico para entender as causas.

Isso porque estamos constantemente expostos a situações que influenciam diretamente a nossa saúde mental.

Dentro de casa ou no ambiente de trabalho há dificuldades que se refletem na maneira como lidamos com todos os outros compromissos.

Problemas financeiros, também costumam causar altos níveis de stress e refletem-se no desempenho para a realização de tarefas do dia-a-dia.

Portanto, para resolver a falta de motivação é preciso identificar a sua origem, e a partir daí enfrentar a situação. Deixamos alguns conselhos que podem ajudar a lidar melhor com este problema.

1 – Afaste-se de pessoas negativas

Pessoas negativas são capazes de sugar a energia e acabar com a motivação. Se conhece alguém que está sempre a criticar, colocar defeitos nas suas ações e faz com que se sinta mal, deve afastar-se.

Este tipo de relacionamento tóxico não contribui para a sua felicidade, e só vai atrapalhar ao longo da vida.

2 – Aprenda a lidar com más notícias

A vida não é feita somente de momentos felizes. Uma vez ou outra experienciamos situações que parecem acabar com a vontade de seguir em frente.

Saber lidar com as más notícias é fruto da inteligência emocional. Portanto, não se deixe abater e procure soluções para os problemas que surgirem.

3 – Não tenha medo do fracasso

Quando falhar em alguma coisa, não diminua o esforço e nem pense que não serviu de nada.

O fracasso é um sistema de feedback. Faz com que perceba o que fez de errado, para que possa ter a oportunidade de corrigir, refletir e crescer da próxima vez.

4 – Não viva no passado

Tudo o que não pode ser mudado não pode interferir na rotina. Por isso, se algo de mau aconteceu no passado, trabalhe essa questão para que ela fique no passado, sem afetar o presente.

Não deixe a sua energia ser contaminada pela falta de motivação. Faça exercícios constantes de autorreflexão e sinta prazer mesmo nas tarefas mais simples da sua rotina!