7 técnicas de memorização que os seus filhos precisam conhecer
04 Fevereiro

7 técnicas de memorização que os seus filhos precisam conhecer

Quem nunca estudou durante horas para sentir que ao final de 1 ou 2 dias (ou depois do teste) que já não se lembra de nada? Este é um problema transversal a praticamente todos nós (independentemente da idade). Porém, as dicas de memorização podem acabar com este problema.

O esquecimento é algo natural, pois o nosso cérebro armazena informações por um determinado período. Contudo, existem algumas dicas que podem auxiliar a reter melhor aquilo que aprendemos.

Estimular a memória ajuda a melhorar o desempenho escolar e a evolução dos estudos. Por isso, é muito importante trabalhar este aspeto com as crianças e jovens.

De seguida damos-lhe a conhecer 7 técnicas para memorizar informações que vão ser um grande auxílio para miúdos e graúdos.

Memorização: Conheça 7 dicas para ajudar os seus filhos a potencializar os estudos

Desde os primeiros anos do ensino escolar até à nossa vida adulta, trabalhar a capacidade de memorização é extremamente importante.

A memória permite-nos absorver com qualidade novas informações, processá-las e tirar conclusões que nos ajudam a resolver diferentes tipos de questões do nosso dia-a-dia.

Aprender métodos que sejam realmente eficazes vai otimizar a aprendizagem e melhorar a produtividade dos seus filhos. Conheça de seguida 7 técnicas para desenvolver esta habilidade nos pequenos.

1 – Decorar é diferente de memorizar

Muitas pessoas ainda acreditam que memorizar é o mesmo que decorar. Esta é uma ideia equivocada e que vamos desmistificar.

Decorar algo significa reproduzir este conteúdo de forma automática e inconsciente. Pode até ser uma solução momentânea, porém, depois de pouco tempo esquece-se de uma boa parte do conteúdo estudado.

A memorização, por sua vez, consiste numa habilidade de reter informação de forma aprofundada, com base em níveis elevados de atenção e concentração na hora do estudo.

Portanto, para memorizar é preciso dedicar-se inteiramente ao momento de estudo.

2 – Recitar as informações

Recitar o conteúdo estudado para si mesmo é uma ótima dica, e pode ajudar o seu filho neste momento. Peça-lhe para repetir com as suas próprias palavras o que acabou de ler, como se estivesse a dar uma aula.

Desta forma, além de memorizar as informações será mais fácil descobrir se ainda há algum ponto na matéria que precisa ser reforçado.

3 – Elaborar mapas mentais

Elaborar mapas mentais é uma técnica tradicional mas bastante eficiente. Os mapas consistem na organização e junção de ideias, de modo a criar uma conexão entre as mais diversas informações.

Para elaborar um mapa mental é preciso partir de um conceito principal, que ficará posicionado no centro do papel. A partir deste vão desenvolvendo-se outras informações relacionadas.

Este método de esquematização é muito eficaz e um ótimo meio para se treinar a memória.

4 – Fazer questionários

Elaborar questionários é outra dica bastante conhecida. No final de cada período de estudo, peça ao seu filho para elaborar uma série de perguntas relacionadas ao tema estudado. Depois deverá responder às mesmas com as suas próprias palavras.

Pode ajudá-lo a corrigir este questionário. Dessa forma, os pequenos conseguem reforçar duplamente as informações estudadas, de forma a reter o conteúdo durante mais tempo.

5 – Ter atenção durante o tempo de estudo

Respeitar os limites do corpo também é um fator essencial na memorização. Isso porque, a partir de certo ponto, não somos capazes de absorver novas informações.

Geralmente, o indicado é estudar por duas horas e depois ter um período de descanso. Ajude o seu filho a monitorizar este tempo, e a garantir mais qualidade nos estudos.

6 – Ler e reler quantas vezes for preciso

Uma leitura de qualidade pode ser dividida em três fases. Na primeira leitura separa-se o conteúdo em tópicos e ideias principais.

A segunda leitura deve ser feita de forma mais atenta e com calma, para compreender as informações e o contexto. Por fim, a terceira leitura serve para reforçar melhor os pontos mais relevantes do conteúdo estudado.

Portanto, não adianta ler o conteúdo somente uma vez e achar que já aprendeu. É preciso trabalhar com paciência, e reler quantas vezes forem necessárias, até que compreenda efetivamente o que acabou de estudar.

7 – Fazer resumos

Os resumos também são um ótimo reforço de memória, e auxiliam muito na retenção de conteúdos. Devem conter as principais informações do tema estudado, podendo inclusive ser feito em forma de tópicos.

Outro ponto positivo, é que os resumos vão ser fundamentais na revisão da matéria, para que não haja necessidade de estudar todo o conteúdo novamente.

Converse e trabalhe com os seus filhos as técnicas de memorização que acabamos de listar. Em pouco tempo irão perceber a melhoria nos resultados de desempenho escolar.