As vantagens de ter explicações no ensino superior
15 Junho

As vantagens de ter explicações no ensino superior

As explicações são bastante comuns para os alunos do ensino básico e secundário. Mas, sabia que este método também traz vantagens aos estudantes do ensino superior?

Neste artigo vamos enumerar alguns dos principais benefícios que as explicações podem proporcionar aos alunos que se encontram na universidade.

Ensino Superior: Como as explicações podem ajudar os alunos

Entrar na universidade é um desafio! O método de ensino é muito diferente quando comparado ao ensino regular, e essa transição pode ser assustadora e até atrapalhar o desempenho dos alunos.

No ensino superior é exigido um nível de autonomia, que muitas vezes os alunos não conseguem acompanhar. Daí a importância de ter explicações.

As explicações funcionam como um apoio aos alunos, minimizando as suas dificuldades, possibilitando assim o avanço a nível académico. Enumeramos de seguida algumas das principais vantagens.

1 – Diversidade de métodos de aprendizagem

A dinâmica do ensino superior é diferente. Por isso, os alunos podem ter de se adaptar a diferentes métodos de aprendizagem para conseguir acompanhar esta nova realidade.

Por exemplo, um aluno que entra na universidade pode estar habituado a estudar apenas ao fazer resumos. No entanto, para fixar melhor a matéria poderá ser necessário realizar mais exercícios.

Com a orientação do explicador, o aluno será capaz de identificar com maior facilidade qual o melhor processo de aprendizagem.

2 – Promover o desenvolvimento da confiança intelectual

É assustador, entrar na universidade ainda adolescente, acabado de sair do secundário. Esta transição, para o ensino superior exige maior responsabilidade.

As explicações ajudam a reforçar a confiança dos alunos à medida que vão ultrapassando as dificuldades.

Com os resultados positivos, os alunos começam a sentir-se aptos para superar qualquer desafio.

3 – Motivar os alunos a atingirem o potencial máximo

O ensino superior prepara os alunos para o que vão enfrentar ao longo da vida adulta. Ou seja, fazer parte do mercado de trabalho e destacar-se na carreira escolhida.

É por isso muito importante que os alunos universitários atinjam o seu potencial máximo durante o curso.

Os alunos que têm explicações demonstram algum avanço durante a aprendizagem, o que faz toda a diferença no desenvolvimento intelectual.

4 – Minimizar as frustrações dos alunos

Para que os alunos sejam capazes de absorver informação, não se devem sentir frustrados com o método de ensino.

Os explicadores sabem abordar as matérias dadas de forma diferente, mais leve para os alunos. Isso faz com que estes consigam progredir mais rapidamente, e com mais motivação.

5 – Aprendizagem ao seu próprio ritmo

Uma das maiores preocupações dos estudantes é não conseguir acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma.

Numa sala cheia de alunos, certamente alguns conseguem aprender mais rápido que outros. E isso pode gerar alguma pressão e atrapalhar a aprendizagem dos que têm maiores dificuldades.

Com as explicações essa pressão e ansiedade não existem. O aluno passa a ter o seu próprio ritmo e preocupa-se apenas com o seu desempenho.

Percebe porque são vantajosas as explicações no ensino superior? Comece as suas aulas e melhore o seu desempenho.