O impacto positivo da sala de estudo
17 Junho

O impacto positivo da sala de estudo

Sabia que proporcionar um ambiente de estudo fora da escola é benéfico para os alunos? Este espaço de aprendizagem livre e informal é muitas vezes conhecido como sala de estudo.

Aqui pretende-se criar um ambiente educativo diferente do que o aluno está habituado a viver na escola. Aproveitando o tempo livre de forma construtiva e enriquecedora.

Explicamos de seguida os impactos positivos nos alunos que são motivados a aproveitar este espaço.

Sala de estudo: Os efeitos benéficos da educação informal no processo de aprendizagem

Chamamos de educação informal tudo o que não faz parte do currículo de ensino aplicado nas escolas. E, este tipo de ensino, tem como objetivo melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.

São metodologias estruturadas baseadas na identificação de objetivos educativos. A par disso, tem também formatos de avaliação efetivos e atividades preparadas e implementadas por educadores altamente qualificados.

As salas de estudo, são espaços extracurriculares de intervenção que visam o desenvolvimento pessoal e social do aluno. E, visam também a melhoria do desempenho escolar.

Este espaço pedagógico permite colmatar as necessidades e interesses individuais dos alunos. São contemplados diferentes ritmos de aprendizagem para que o aluno consiga adquirir conhecimentos.

Nas salas de estudo, além dos trabalhos de casa, os alunos são incentivados à realização de trabalhos extra. O objetivo é consolidar as matérias dadas e trabalhar aquelas em que apresentam maiores dificuldades.

Podemos destacar como objetivos da sala de estudo:

  • Desenvolvimento da autonomia dos alunos
  • Ajudar os alunos na realização de trabalhos escolares, organização dos cadernos diários, trabalhos de casa, consulta de livros e documentos diversos
  • Possibilitar o apoio especializado para esclarecimento de dúvidas sobre assuntos abordados na escola
  • Desenvolvimento de hábitos e técnicas de estudo em alunos desmotivados
  • Promover um papel ativo dos alunos na resolução dos seus problemas de aprendizagem
  • Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pessoal e social

Os grupos das salas de estudo são organizados de acordo com o grau académico e número de alunos.

Como é que a sala de estudo favorece o enriquecimento da formação

Apesar de muitos acreditarem que a sala de estudo é destinada apenas a alunos com dificuldade de aprendizagem, a verdade é que estes espaços não se limitam apenas a este perfil de aluno.

As salas de estudo oferecem suporte diversificado. Têm a finalidade de abranger não só o conhecimento técnico e intelectual, mas também o desenvolvimento pessoal. Por isso, são também recomendadas para alunos com bom desempenho escolar.

É importante frisar que há nas salas de estudo várias atividades do âmbito psicológico e pedagógico, com exercícios que trabalham aspetos comportamentais e cognitivos.

Estas contribuem para o desenvolvimento de características de personalidade. Aplicar estes conhecimentos no dia a dia ajudam a criança a desenvolver-se com maturidade, segurança e confiança em si mesma.

Para que tudo isso seja possível, as salas de estudo são supervisionadas por uma equipa de educadores especializados, que utilizam uma metodologia de ensino mais precisa e interativa. Assim, fica claro que investir em métodos que suplementam o ensino regular pode ser um fator determinante para o sucesso futuro do aluno.

Independentemente de uma dificuldade específica ou não, as salas de estudo devem ser vistas