A importância das crianças descontraírem durante as férias
23 Junho

A importância das crianças descontraírem durante as férias

As férias escolares são um dos momentos mais aguardados pelas crianças. É altura de abrandar a rotina de estudos e atividades extracurriculares e focar no descanso, passeios, brincadeiras e viagens.

Este é um período importante na vida das crianças! Isso porque têm mais tempo para se divertir e aproveitar a família de forma saudável. E, isso contribui para o seu desenvolvimento.

Mas, é preciso que este tempo seja bem aproveitado, com atividades lúdicas que proporcionem diversão de qualidade.

De seguida, explicamos com mais detalhes a importância das crianças descontraírem durante as férias.

Férias escolares: Saiba qual a sua importância na vida das crianças  

Após cumprirem as obrigações durante o período letivo, e de terem horário para acordar, para dormir, estudar e fazer as atividades de casa, as merecidas férias chegam para uma pausa na rotina muitas vezes atribulada.

É importante que os pais compreendam que este tempo é necessário para as crianças. Neste sentido, um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), mostrou que o período de férias é fundamental para os mais pequenos.

Isto porque favorece o desenvolvimento das crianças, tanto no ambiente escolar, quanto no convívio social. Através de brincadeiras e atividades durante as férias, a criança torna-se capaz de absorver mais informações.

Além disso, este período também é relevante para que os pais criem laços com os filhos em momentos de lazer.

Mesmo que muitos pais continuem a trabalhar, é importante dedicar tempo de qualidade às crianças e estar presente nas brincadeiras. Desta forma a família cria ligações emocionais e laços de amizade e companheirismo.

Mas, para que isso seja possível, as crianças devem ser incentivadas com brincadeiras e atividades que os mantenham afastados das tecnologias.

Esta é hora de fazer brincadeiras lúdicas e assim proporcionar umas férias de qualidade aos pequenos.

De seguida, enumeramos algumas opções de brincadeiras simples, mas muito divertidas, para fazer com os miúdos.

1 – Organize uma feira de troca de brinquedos

Que tal reunir os vizinhos e amigos da escola para trocar brinquedos? Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente.

Se o objeto perdeu o valor afetivo ou já não tem interesse devido à idade, é interessante incentivá-la a trocá-lo por outro que lhe agrade.

2 – Fazer um jogo de bowling com materiais recicláveis

Materiais recicláveis podem transformar-se em qualquer coisa com criatividade e imaginação! E, estas são características que não faltam às crianças.

Um conjunto de seis garrafas de plástico e uma bola pode-se tornar um divertido jogo de bowling. Para que o brinquedo fique mais colorido, pintem a parte externa das garrafas e terão um resultado personalizado.

3 – Acampamento em casa

Que tal deixar as crianças acamparem dentro de casa? Montar um acampamento vai deixar os miúdos distraídos durante bastante tempo.

Usem lençóis, molas, cadeiras e sofás e montem uma cabana cheia de almofadas. Dentro da cabana, a família pode contar histórias e brincar com a imaginação.

4 – Explorar o jardim

Trabalhar com a natureza tem muito a acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças. O próprio contato com ela, em pequenos gestos, ensina um modo harmonioso de crescer, de se conhecer e conviver.

Por isso, explorem em conjunto o jardim de casa ou façam um. Escolham plantas e flores, alguns vasos, e sintam a magia que só o contato com a natureza pode proporcionar.

5 – Guerra de balões de água

Aproveitem o calor do verão e façam uma guerra de balões de água. Atirem os balões uns aos outros para que rebentem, e divirtam-se em família!

A chegada das férias é o momento de recarregar as energias das crianças para o próximo período letivo. Incentive-os a brincar e descontrair para beneficiar ainda mais o seu desenvolvimento.