A importância de manter as crianças afastadas das tecnologias nas férias
08 Dezembro

A importância de manter as crianças afastadas das tecnologias nas férias

Limitar o tempo de uso do telemóvel, computador e outras tecnologias não é uma tarefa fácil para os pais. E nas férias a tarefa torna-se ainda mais difícil, quando as crianças (e jovens) não têm uma rotina definida.

Embora seja, de facto, muito mais cómodo deixar os pequenos durante horas à frente das telas, saiba que isso afeta o seu desenvolvimento. As brincadeiras e atividades ao ar livre são importantes para que melhorem as habilidades sociais e emocionais.

Veja a seguir porque é importante manter as crianças afastadas dos aparelhos eletrónicos. Conheça ainda 5 dicas que vão ajudar a colocar esta missão em prática.

Tecnologias: 5 dicas para desconectar os miúdos e aproveitar as férias

As férias aproximam-se e, com isso, os pequenos estão prontos a passar longos dias em casa. O tempo é livre para fazerem o que quiserem, inclusive abusar do telemóvel e do tablet.

Aos pais, parece impossível desconectar as crianças da tecnologia e fazer com que elas aproveitem à moda antiga. Mas saiba que é possível tirar o protagonismo dos aparelhos eletrónicos nas férias e aproveitar os dias com outras brincadeiras.

Os malefícios da alta exposição aos aparelhos eletrónicos são muitos, e incluem:

  • Deficit de atenção
  • Atrasos cognitivos
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Impulsividade
  • Problemas em lidar com sentimentos (como a raiva)

Além disso, outros problemas comuns seriam a obesidade, privação de sono e o risco de dependência da tecnologia.

Mas saiba que as crianças de hoje também querem brincar, assim como as crianças de qualquer geração anterior.

Para que tenham a atenção focada noutras atividades longe dos aparelhos eletrónicos é necessário criar condições para que isso aconteça. Quer saber como? Veja a seguir 5 dicas para desconectar os miúdos das tecnologias.

1 – Limite o uso dos dispositivos eletrónicos

Se o tablet e o smartphone estão disponíveis para usar a toda a hora, será muito difícil desconectá-los. No entanto, o pai ou mãe, deve ser um mediador para que a tecnologia seja utilizada de forma saudável.

Por isso, principalmente nas férias, estabeleça horários certos para o uso do telemóvel ou tablet. Tem de ser firme mesmo quando as crianças insistirem para jogar online.

2 – Envolva os pequenos nas tarefas de casa

Não estamos a dizer para tornar o seu filho o responsável pelas tarefas pesadas de casa. O que queremos dizer é que envolvê-los na rotina da casa é uma alternativa para tirar as crianças da frente do telemóvel.

Uma opção é, por exemplo, ajudar a escolher frutas e legumes no mercado, dar comida ao cão e outras tarefas divertidas que criam senso de responsabilidade e pertença.

3 – Promova a hora da brincadeira em família

Separe os horários regulares diários para realizar jogos e brincadeiras em família, selecionados de acordo com a idade da criança. O brinquedo, o jogo e a brincadeira são atividades que promovem a aprendizagem e desenvolvem competências.

Além disso, criar um momento de diversão em família vai ajudar a criar (ainda) mais laços.

4 – Faça passeios rurais e ao ar livre

Aproveite as férias para organizar passeios ao ar livre ou em regiões rurais com os pequenos.

Além de manter a distância da agitação da cidade, da pandemia e das tecnologias, o seu filho terá contacto com a natureza. Assim poderá conhecer animais, além de ter contacto com o ar puro e apanhar sol, tudo coisas que fazem bem à saúde.

5 – Incentive a prática de desporto

Praticar desporto, além de saudável, certamente irá manter os jovens mais tempo longe dos dispositivos eletrónicos.

Deixe que escolham as atividades que mais gostam, e incentive a continuidade da prática inclusive nas férias. Esta é uma forma de tirar a atenção exclusivamente dos aparelhos eletrónicos e manter os miúdos longe do sedentarismo.

Agora que já conhece estas dicas para desconectar as crianças das tecnologias e aproveitar as férias, dê estas dicas a outros pais e partilhe este artigo!