5 motivos pelos quais deve promover o pensamento positivo nas crianças
18 Dezembro

5 motivos pelos quais deve promover o pensamento positivo nas crianças

É simples para nós enquanto adultos percebermos a importância e o impacto que o pensamento positivo tem nas nossas vidas. Mas mesmo com essa perceção não é fácil implementá-lo na realidade do nosso dia a dia.

Pensamentos negativos e pessimistas são normais e ocorrem mesmo que trabalhemos uma atitude positiva perante os obstáculos. Contudo, aquilo que a maior parte de nós não se dá conta é que as crianças e jovens, são esponjas. Ou seja, absorvem todos os comportamentos dos adultos.

Os filhos são como um espelho das nossas atitudes. Assim sendo, nada como começar desde cedo a implementar a importância deste tipo de pensamento.

Quer saber como? Neste artigo explicamos como trabalhar este aspeto nos pequenos.

Pensamento positivo: 5 benefícios obtidos nos miúdos

Conforme as crianças crescem, experimentam um desenvolvimento significativo na capacidade de compreender a ligação entre pensamentos e sentimentos.

Quando os pais trabalham o pensamento positivo com os filhos, é proporcionada uma abordagem otimista da vida. Isso dá-lhes uma espécie de chave para uma vivência mais saudável, mais feliz e produtiva.

Mesmo que o temperamento da criança tenha uma parte de herança genética, ainda é possível implementar este tipo de pensamento. A neurociência, em conjunto com a psicologia positiva, demonstra que podemos ajudar os miúdos a treinarem o próprio cérebro para ser mais positivo.

Ou seja, através de alguns métodos e estratégias é possível trabalhar para que a criança passe a assimilar o lado positivo de tudo com mais frequência.

Crianças positivas tornam-se adultos mais realizados. Neste sentido, pais e educadores podem desempenhar um papel significativo na formação da mentalidade das crianças. É inegável que a atitude otimista estimula a ação positiva.

Estamos a passar por um período de muitas adversidades. Portanto, é o momento ideal para trabalhar este aspeto nos pequenos. Veja a seguir alguns dos principais benefícios deste pensamento nas crianças.

1 – Melhoria da autoestima e segurança

A infância é uma fase repleta de medos, dúvidas e inseguranças. Através de pensamentos positivos é possível encorajar os pequenos a melhorarem a autoestima e a confiarem nas suas capacidades.

Desta forma, irão tornar-se adultos mais confiantes e preparados para encarar os obstáculos e solucionar conflitos da maneira mais assertiva.

2 – Reduz o risco de ansiedade infantil

A ansiedade é uma perturbação que atinge adultos e crianças. E, indivíduos deprimidos e ansiosos têm uma capacidade menor de identificar conteúdo emocional positivo.

Por outras palavras, uma das características das perturbações de humor é justamente o pensamento pessimista e negativo.

Estimular o pensamento positivo vai ajudar a trabalhar estes sentimentos. Assim pode minimizar os sintomas característicos da ansiedade que são tão prejudiciais ao desenvolvimento infantil.

3 – Mais conexão com as pessoas

O pensamento positivo também vai ajudar a reforçar os laços familiares e sociais da criança.

Praticar o pensamento otimista ajuda a manter a clareza mental, permitindo uma expansão da visão. A par disso, permite criar o sentimento de conexão.

As emoções positivas são capazes de aumentar o senso de união com os outros e com o mundo. Conexões reais e profundas com outras pessoas são importantes porque constroem significado e propósito para a vida.

4 – Reforça hábitos saudáveis

A positividade reforça hábitos saudáveis. Ou seja, quando experimentamos emoções positivas é mais fácil trabalhar os sentimentos e conflitos.

Crianças que têm como tendência comportamentos impetuosos beneficiam muito da prática dos pensamentos positivos.

5 – Favorece a evolução pessoal

As nossas experiências de vida são determinantes para a nossa evolução pessoal. Para que as crianças se tornem adultos mais felizes e realizados é preciso aprender desde cedo o poder da positividade.

Ser otimista dá-nos coragem e motivação para tentar concretizar os objetivos. Pais que trabalham o pensamento positivo com os filhos irão dar-lhes as ferramentas necessárias para perceberem que serão recompensados assim que o esforço der os frutos desejados.

Não deixe o seu filho desistir de algum sonho ou acreditar que algo é impossível.

E lembre-se, de nada adianta querer ensinar o seu filho a ser uma pessoa positiva e determinada se não o é. Os pais precisam dar o exemplo, tornando-se grandes inspirações de vida para os pequenos.

O seu filho com certeza irá ficar influenciado ao perceber que pensa positivo e não tem medo do fracasso.

Se ainda não se considera uma pessoa positiva e determinada, ainda há tempo de mudar as próprias convicções.

Treine consigo a magia do pensamento positivo e tome decisões que já deveria ter tomado há muito tempo. O seu poder de ação e decisão ajudará as crianças a perceber que só precisam agir e ter confiança. Assim, vai ser possível vencer todas as etapas da vida.