Como ajudar as crianças a desenvolver o raciocínio lógico
05 Janeiro

Como ajudar as crianças a desenvolver o raciocínio lógico

Infelizmente, para muitos, o conceito de raciocínio lógico tornou-se sinónimo de algo difícil, o que está longe de ser verdade.

Esta é uma habilidade que está diretamente relacionada à capacidade de organizar situações do dia-a-dia. Com ela pode procurar soluções para problemas e elaborar argumentos bem-estruturados. Por isso é fundamental para o desenvolvimento infantil.

No artigo de hoje vai compreender a importância de desenvolver este raciocínio nas crianças. Vamos dar-lhe a conhecer 4 dicas para trabalhar este aspeto com os pequenos.

Raciocínio Lógico: 4 dicas que vão estimular essa habilidade nos miúdos

É muito comum associar o raciocínio lógico às noções de matemática, embora essa habilidade vá muito além de saber como realizar cálculos.

Este conceito pode ser descrito como a capacidade de organizar as informações na própria mente, diante de situações que envolvem reflexão, tomada de decisões, argumentação, entre outras ações.

Trabalhar este tipo de raciocínio é uma das formas de estimular a cognição. Portanto, a infância é a fase fundamental para estimular tal desenvolvimento. Isso acontece porque o cérebro está automaticamente favorável à absorção de mais conteúdos e conhecimentos.

Entre os benefícios de desenvolver este raciocínio nas crianças podemos destacar:

  • Resolução de problemas: Organizar os pensamentos para tomar uma decisão equilibrada e coerente é fundamental para resolver um problema. Quando uma criança aprende isso, são maiores as probabilidades de se tornar num adulto mais responsável.
  • Capacidade de tomar decisões: Ainda que na infância a maioria das decisões seja tomada pelos pais ou responsáveis, aprender a fazer as escolhas mais adequadas é fundamental. Principalmente para ter disciplina e para lidar com as diferentes fases da vida, o que também é beneficiado por este raciocínio.
  • Melhora a capacidade de aprendizagem: Com este raciocínio é possível ajudar a associar conteúdos e a organizar os pensamentos. Estas características contribuem também para a aprendizagem da criança. Consequentemente, o desempenho escolar pode

Conhecendo estas informações acerca da importância em desenvolver o raciocínio lógico na infância, a seguir apresentamos 4 dicas para trabalhar este aspeto com os pequenos.

1 – Apresente jogos que estimulem esta habilidade

A capacidade de identificar padrões é uma habilidade que contribui para o desenvolvimento deste raciocínio nas crianças.

Afinal, necessitam de encontrar um padrão que define como todo o conjunto precisa ser organizado. Isto estimula o cérebro a perceber similaridades e diferenças.

Sendo assim, os jogos sequenciais são uma excelente alternativa para desenvolver habilidades e competências. É possível trabalhar com cores, animais, personagens, números, entre outros elementos.

2 – Quebra – cabeças

Fazer quebra-cabeças é ideal, pois é uma atividade extremamente rica para o cérebro.

O facto de induzir a criança a montar as peças estimula a lógica do pequeno, que pode ser trabalhada de maneira bastante satisfatória.

Além disso, os quebra-cabeças encontrados no mercado são muito mais interativos, pois apostam em cores mais vivas para estimular as crianças.

3 – Leitura

Ler é uma arte que contribui de diferentes maneiras para o desenvolvimento da criança.

Além de estimular a expansão do vocabulário, a assimilação da gramática correta e a habilidade da leitura, também permite despertar habilidades e competências que vão além da comunicação.

Os livros favorecem a criatividade e a imaginação, permitem a construção da opinião, a aquisição de cultura e conhecimento do mundo. Todo isto promove um pensamento mais crítico e bons argumentos, o que favorece o desenvolvimento deste tipo de raciocínio.

4 – Jogos eletrónicos

Aos poucos os jogos eletrónicos estão a perder a má fama. Embora seja importante salientar que o uso em excesso pode proporcionar aspetos negativos no desenvolvimento infantil.

No entanto, é um excelente recurso que estimula a lógica nas crianças e adolescentes.

Quando explorados da maneira certa, estes jogos fazem os pequenos pensarem de uma forma estratégica, e diversas habilidades cognitivas estão envolvidas no ato de jogar.

Cultivar o raciocínio lógico ainda na infância vai trazer benefícios para toda a vida. Estimule os pequenos com estas atividades, e proporcione um desenvolvimento muito mais saudável.