Um dos termos mais mencionados ultimamente em textos, notícias e até mesmo conversas é a sustentabilidade. Porém, não podemos deixar que esta palavra se torne apenas num conjunto de letras sem significado nas nossas vidas.
Isso porque, é através deste conceito que seremos capazes de garantir o futuro das próximas gerações. Assim, uma forma de transformar este conceito tão necessário na nossa vida é através da sua inclusão no universo das crianças.
A seguir, explicamos a importância de conscientizar os pequenos sobre o assunto, além de trazermos dicas para trabalhar este tema tão importante na educação infantil.
Ao longo dos séculos a sociedade desenvolveu-se às custas de muitas ações prejudiciais ao meio ambiente.
A preservação ambiental ainda é um conceito recente nas nossas vidas. E, infelizmente, muitos ainda são relutantes em aderir às práticas de conservação e sustentabilidade.
Introduzir e trabalhar com as crianças o conceito do que é ter uma vida sustentável e qual a importância disso é fundamental. Principalmente para garantir que as gerações futuras têm a hipótese de reverter (ou impedir) os males do nosso planeta.
Podemos dizer que a educação sustentável é baseada em três princípios: ambiental, social e económico. Todos devem ser trabalhados em conjunto com a finalidade de promover e resguardar a existência e funcionalidade de cada pilar.
Ou seja, as atitudes sustentáveis devem fortalecer a economia, preservar a natureza e desenvolver a sociedade.
E, ao contrário do que muitos ainda acreditam, ensinar a sustentabilidade às crianças é um dos passos indispensáveis para desenvolver adultos com mais consciência ambiental e económica.
Educar os pequenos neste sentido faz com que cada vez mais gerações estejam dispostas a cuidarem do meio ambiente. E, muitas vezes, com a implementação de hábitos simples nas rotinas.
Toda a pequena ação replica-se numa grande reação no planeta. São essas reações que precisam ser levadas em conta na hora de falar sobre o tema.
É preciso que o resultado dessas boas atitudes seja concreto para que os pequenos estimulem a manter os comportamentos corretos com o meio ambiente desde a infância.
Para ensinar uma criança o valor da sustentabilidade é necessário mostrar através de ações como é ser sustentável.
Ao promover a educação ambiental, é preciso deixar claro aos pequenos que os pequenos atos praticados em casa fazem toda a diferença na conservação do meio ambiente.
Demonstre através de atitudes simples que é possível contribuir e fazer a sua parte a fim de garantir um planeta melhor. Veja alguns exemplos.
No momento da higiene podemos ensinar diversos conceitos importantes de sustentabilidade para as crianças.
Para começar, ensine-as a fechar a torneira enquanto escovam os dentes, tomar banhos mais rápidos e não desperdiçar produtos como shampoo e condicionador que necessitam de recursos para serem fabricados.
Outro momento muito importante para a saúde e também para a formação de uma criança é a alimentação.
Dê preferência a produtos orgânicos que não contêm agrotóxicos. Assim além de incentivar os produtores estará a evitar problemas advindos de sobras desse tipo de substância nos vegetais.
Mostre aos seus filhos desde pequenos as diferenças entre os alimentos orgânicos e os convencionais. Ter uma pequena horta em casa é uma ótima maneira de incentivar estes hábitos.
Ensine desde cedo aos seus filhos o quão importante é reciclar. Sempre que um objeto pode ser transformado noutro que seja útil e relevante não precisa de ir para a pilha de lixo.
A embalagem do iogurte pode ser transformada num brinquedo, por exemplo. Para isso basta que haja criatividade e vontade por parte dos adultos de ensinar como criar coisas novas com o que, teoricamente, não teria mais uso.
Tornar a ideia de sustentabilidade em algo divertido é fundamental para que as crianças se interessem e passem a descobrir uma nova maneira de ver o mundo.
Dedique-se a explicar e também a demonstrar como pensar em maneiras sustentáveis de ver a vida.
Tire um dia para criar brinquedos e se divertir com os seus filhos apenas utilizando material reciclado. Quando uma criança se diverte a fazer alguma atividade percebe que pode, e deve, incluí-la no seu dia a dia.
Falar sobre sustentabilidade com os pequenos vai garantir que as próximas gerações tenham um futuro melhor. Com uma vida mais saudável e um planeta habitável.